Quem trabalha com construções e empreendimentos sabe que, muitas vezes, é comum que os custos sejam estimados como um parâmetro para dar continuidade ou iniciar a empreitada. No entanto, depois que todo o processo é formalizado, pode acontecer que novas informações surjam e, consequentemente, que seja necessária uma revisão do orçamento de obras.
Afinal, quando se trata de um orçamento, os materiais podem sofrer reajustes, a mão de obra pode aumentar, e até mesmo pode surgir uma nova demanda dentro da construção, tornando necessário refazer os cálculos e encontrar um novo valor que seja viável para as partes envolvidas.
Ainda assim, como realizar este processo sem cometer erros? Fique atento a três pontos que precisam da sua atenção neste momento e comece já a atualizar o seu orçamento de obras:
Receba conteúdos no seu email antes de todo mundo
1. Lembre-se de que você ainda está fazendo estimativas
Diversos erros de orçamento de construção acontecem na fase de estimativa do projeto, como já mencionamos na nossa introdução. No entanto, ao refazer os cálculos do orçamento, é preciso que os profissionais compreendam que ainda estão lidando com uma probabilidade e que este novo valor não é imutável ou permanente até que a obra se acabe.
Para os casos de empreendimentos mais demorados, é natural que ocorra um novo reajuste nos materiais, por exemplo, o que acarretará uma nova mudança na planilha orçamentária. Por isso, não tome as decisões de projeto com base na oferta mais baixa, incentivando estimativas imprecisas ou mal elaboradas.
Resista à tentação de apresentar os menores preços para agradar aos contratantes e apresente um valor que já cubra uma possível alteração futura, para que não precise se indispor constantemente com os envolvidos, ao anunciar que precisa fazer novos cálculos.
Inclusive, aqui vai uma dica extra: multiplique seu orçamento por 1,5% para que você tenha um extra que possa cobrir qualquer eventualidade.
2. Monitore essa revisão do orçamento de obras a longo prazo
Um problema da revisão do orçamento de obras é que você pode pensar “Ok, são apenas R$ 800 a mais por este material” e concordar de imediato com esta atualização. No entanto, a realidade é que, no escopo de um grande orçamento, este valor pode não parecer muito, mas se você continuar fazendo isso, pode acabar se tornando uma quantia exorbitante em longo prazo.
Por esta razão, monitore sempre estes recálculos e visualize sempre estas contas, de uma maneira que se tornem palpáveis para você e sua equipe – seja no papel ou tecnologicamente. Afinal, está é uma forma de manter a responsabilidade, observar as despesas e evitar que se tornem gastos excessivos.
3. Segmente os custos para melhor visualizá-los
Reserve uma quantia para cada trabalho e crie um esboço de categorias, como:
– Encanamento;
– Eletricidade;
– Fundação;
– Telhados;
– Ou o que preferir.
Desta forma, será mais fácil obter uma visão geral de suas despesas até então e também das futuras, já que todo o orçamento estará separado em segmentos.
Dessa maneira, a equipe conseguirá identificar o quanto deste valor inicial precisará ser alterado e em qual setor está o “problema”, diagnosticando qual parte da obra tem exigido mais financeiramente e se, realmente, precisa de um investimento tão grandioso assim.
Por exemplo, dedicar uma boa quantidade do dinheiro à fundação é totalmente compreensível, uma vez que o empreendimento precisa estar forte e bem fincado. No entanto, estourar o valor com pisos e tinturas, a ponto de precisar de uma revisão do orçamento de obras, pode indicar um erro de gestão ou algo que precisa ser alterado no projeto.
Faça a sua revisão do orçamento de obras com a gente!
A Realtà desenvolve orçamentos completos e detalhados, para projetos que ainda estão nesta fase. Inclusive, a experiência da companhia nos permite estimar os custos com grande aproximação, demandando menor prazo e, claro, menor custo.
Acesse o site da empresa para saber mais, confira as redes sociais e, claro, se tiver dúvidas, entre em contato conosco por telefone. Estamos te esperando!