fbpx

A importância e os benefícios de investir em um orçamento de obra

As exigências do mercado de construção civil são cada vez maiores, sempre em busca de qualidade e menor custo. Para executar bem o trabalho e gerar lucros para a empresa, primeiro é necessário um bom orçamento de obras.

O orçamento deve levar em consideração todas as suas etapas e dar atenção especial à fase do projeto. Essa é a etapa inicial da empresa. Nessa fase, toda construção deve ser executada. Além de simplesmente calcular o preço de referência, o orçamento de trabalho também é projetado para prever com precisão os resultados econômicos a serem obtidos na conclusão.

Dessa forma, o orçamento é a base para a melhor decisão, seja na hora de negociar os termos de um contrato de prestação de serviços de construção civil ou de determinar o preço de um empreendimento imobiliário no momento da venda. Se as finanças do projeto da sua construtora estiverem ruins, o mal pode ser problemas de orçamento ou falta de tempo para se empenhar nesse requisito.

Receba conteúdos no seu email antes de todo mundo

Pensando nisso, montamos esse guia completo para você entender de uma vez por todas a importância de investir em um orçamento de obras, e os principais benefícios desse investimento. Ficou interessado? Então confira agora mesmo. Boa leitura!

Procedimentos básicos

O orçamento é dividido em três etapas, e a primeira etapa serve para determinar o custo estimado e o período de trabalho. Essa análise é decisiva para a tomada de decisão do engenheiro no que diz respeito ao empreendimento.

Na segunda etapa, é hora de desenvolver um orçamento e um plano detalhado. No processo de execução da obra, desde que o orçamento esteja sob controle, é mais fácil monitorar física e financeiramente a obra e controlar os custos.

Nesse caso, podem ser previstas alternativas para diversas situações-chave que podem ocorrer durante a execução da obra, e até mesmo ajudar a evitar a falta de quaisquer materiais ou insumos necessários ao andamento da obra.

A terceira etapa consiste em monitorar o orçamento por meio de um sistema profissional de gestão da construção civil, para não apenas reduzir significativamente o risco financeiro, mas também manter o andamento da obra atualizado.

Com um orçamento de construção completo, incluindo todos os dados de consumo de material, o fluxo de trabalho da construção pode ser mais seguro, controlado e com menos desvios. Para cada insumo ou serviço, o que deve ser feito, quanto comprar e quanto pagar torna-se muito claro.

Nesse sentido, a ferramenta CPU (composição do preço unitário) é utilizada para a elaboração do orçamento, e a unidade básica combina o custo de cada serviço de trabalho.

Para isso, o engenheiro precisa ter uma tabela que contenha todos os preços de seu insumo de trabalho, e outra tabela que contenha a quantidade a ser consumida no serviço a ser executado, para que todos os custos diretos do empreendimento sejam orçados.

Usando o orçamento da CPU, você pode estimar quanto investimento cada tarefa consumirá em cada etapa do trabalho. Os engenheiros também podem definir prazos e expandir a equipe com base nessas informações.

Outro procedimento básico do orçamento é determinar a composição e a quantidade de matéria-prima para cada tarefa. Normalmente, essas informações são obtidas em planilhas comuns, que podem ser mais conservadoras ou mais ousadas.

Portanto, o ideal é ter uma imagem real da empresa, por isso é necessário controlar o processo de produção. Além de criar um banco de dados, esse processo também é importante para manter o orçamento atualizado e a autenticidade do projeto desde o início.

Benefícios operacionais

É importante ressaltar que o orçamento também garante o controle dos custos do canteiro de obras, evitando despesas adicionais decorrentes de imprevistos. Também permite orçamentar todos os insumos necessários e, posteriormente, adquirir esses insumos no momento adequado para uso no canteiro de obras e no decorrer da fase de construção, facilitando a execução das atividades.

Com um orçamento definido, todos os planos de produção são suportados para que a rotina de trabalho da equipe possa ser determinada desde o início, e as atividades planejadas possam ser identificadas no cronograma. Além disso, é possível analisar diversos fatores de contratação, como se é melhor alugar o equipamento por hora ou a preço fixo e em que período.

Essas análises podem evitar que as máquinas parem enquanto sua construtora paga pelos equipamentos, evitando perda de tempo e processos de construção ineficientes. Um orçamento confiável dá às pessoas confiança suficiente em relação a quanto custa o trabalho e quanto será vendido, tornando mais fácil determinar a lucratividade (quanto dinheiro investido na empresa está sendo convertido em lucro).

Não é à toa que cada vez mais se estuda a engenharia de custos como forma de planejar e assumir o controle da execução das obras. O plano financeiro da obra pode aumentar a importância e o propósito do orçamento e fornecer uma ferramenta para o controle financeiro geral da empresa. Esse recurso distribui o andamento real da obra em um cronograma e estima quanto custa em cada etapa.

Se o orçamento for executado de forma confiável, você pode tomar decisões mais cautelosas e decisivas. Por exemplo, indicar qual material representa o maior custo em um determinado contexto. Dessa forma, é possível se concentrar em melhores negociações para adquirir esses materiais em vez de utilizar outros materiais, e a redução de preço nem sempre garante qualidade no serviço.

Do mesmo modo analítico, ao comparar o plano concluído com o planejado, você pode verificar as diferenças e tomar decisões, como reorganizar a equipe, alterar materiais ou executar processos. Além disso, o orçamento ainda permite que as etapas a seguir sejam reajustadas para atingir o custo final do planejamento.

O orçamento inclui um cronograma para qualquer trabalho ou o custo final do negócio. Portanto, é muito importante fazê-lo de forma assertiva e detalhada. Além disso, após essa preparação, ele deve ser monitorado e atualizado a qualquer momento. Só assim será possível controlar e garantir a rentabilidade do empreendimento.

Com um orçamento adequado, você sempre consegue acertar o tempo de aquisição, entrega, locação de equipamentos e contratação de mão de obra de acordo com a necessidade de cada etapa, evitando atrasos nas obras, podendo prosseguir dentro do prazo planejado.

Aumento da integridade funcional

O orçamento é o principal pilar de todos os planos de construção civil, pois inclui aspectos básicos como disponibilidade e valor dos principais recursos: mão de obra, recursos materiais e equipamentos. Dessa forma, compras, locações ou mesmo locações de emergência estão se tornando muito raras, e são adotadas apenas nas circunstâncias adversas e inevitáveis, e isso está além do controle especificado no plano.

Esse controle inicial pode não apenas garantir a melhoria das capacidades logísticas, mas também proporcionar maior poder de negociação com os fornecedores, pois o orçamento antecipado pode garantir melhor comparabilidade e simplificar atividades de descontos.

Um orçamento adequado para a construção civil também é uma importante ferramenta documental às construtoras, que podem usar pesquisas de projetos anteriores para entender as tendências do mercado, fazer inferências sobre projetos futuros e fazer correções com base na experiência anterior.

Ou seja, um controle de orçamento bem executado pode garantir os melhores padrões de qualidade para o edifício, minimizando custos e desvios de tempo. Essa garantia satisfaz os clientes, fortalece as parcerias mantidas no mercado da construção e agrega credibilidade às construtoras.

A formulação do orçamento ajuda a definir a data de compra das máquinas, equipamentos e insumos que entrarão em funcionamento no momento certo, evitando possíveis atrasos. Por exemplo, ao planejar um orçamento por data, um engenheiro pode se programar para adquirir um determinado dispositivo, que pode demorar vários meses para chegar devido à falta de disponibilidade do fabricante.

Nesse viés, o profissional conhece os atrasos em um determinado processo, por isso pode considerar esses pequenos imprevistos para determinar a data de entrega da obra. Com isso, o consumidor tem a confiança e a certeza de receber as chaves no prazo ou mesmo antes da data combinada.

Quando se presta atenção à formulação de um orçamento de trabalho detalhado para cada serviço a ser executado, os benefícios são numerosos. Nesse estágio, você precisa ter muito cuidado e verá que vale a pena dedicar algum tempo a isso.

Percebe-se que uma medida eficaz é garantir a autonomia e independência dentro do orçamento das construtoras. Sendo assim, é muito importante que o departamento que está atuando no desenvolvimento orçamentário não esteja sob pressão da engenharia.

Atuação do engenheiro de custos

No Brasil, é comum que a entrega das obras ultrapasse o prazo e custo planejados. Quando isso acontece, geralmente o impacto financeiro será o maior problema a ser superado, seja para o cliente ou para a construtora, pois aumentos não planejados aumentarão consideravelmente os custos do projeto.

Essas tarefas são realizadas de forma meticulosa e a qualidade é garantida, principalmente ao atrelar a atuação desse profissional com a implementação do orçamento de obras. Significa que o resultado reflete em maiores lucros dentro dos custos planejados.

O engenheiro de custos é o profissional responsável por executar o orçamento da obra, ou seja, fazer uma estimativa realista dos custos que serão despendidos em cada etapa da obra, e providenciar os gastos necessários a cada momento.

O profissional também é responsável por organizar a previsão de despesas e ingressos de forma eficaz para preparar o bom fluxo de caixa e melhorar a rentabilidade. Ele também deve controlar essas informações a fim de cumprir o conteúdo do plano e ajustar a situação real ao orçamento inicial, caso seja necessário.

No decorrer de uma obra, complicações, eventos imprevistos ou mudanças são bastante comuns. Diante disso, o engenheiro de custos precisa planejar novamente o orçamento e o método de execução do serviço. Atrasos no cronograma também são comuns, afetando seriamente os custos da obra, podendo reduzir a lucratividade ou gerar déficits financeiros.

Além disso, redução do planejamento e aumento da jornada de trabalho afetam os orçamentos, pois os custos fixos são altos, alteram o fluxo de caixa, geram multas, perda de reputação e problemas aos clientes, reduzindo o desempenho do projeto.

A importância dos engenheiros de custos é justamente utilizar conhecimentos e competências para mudar esta realidade, pois suas habilidades tecnicamente especializadas permitem descobrir fragilidades e propor medidas e métodos para que desvios e alterações não tenham um impacto negativo no projeto.

A previsão do custo total de um projeto é uma das principais funções de um engenheiro de custos. Ele investiga várias informações para determinar a previsão de custos e o custo total de cada etapa ou serviço da empresa. Para tanto, estipula despesas que incluem salários, benefícios, despesas sociais, impostos, fornecimentos de materiais e equipamentos, custos com seguros e transporte.

Ao elaborar o orçamento, o engenheiro de custos inclui o uso de investigações detalhadas de todos os dados: quantificação de serviços e tarefas, mão de obra necessária, quantidade de materiais, equipamentos, despesas, impostos, seguros, transporte necessário, equipes que estarão envolvidas, etc.

Após definir e coletar esses dados e quantidades, o engenheiro executa uma estrutura de custos para cada um, apontando o custo correspondente de cada serviço ou material e o custo total do empreendimento.

É importante observar que um orçamento efetivo inclui não apenas cálculos de custos durante o período da obra, mas também orçamentos anteriores e posteriores relacionados à construtora ou cliente. Além disso, essa etapa permite precificar o serviço ou produto de maneira geral.

Além do orçamento, é fundamental controlá-lo em todas as etapas e organizar as informações obtidas em formulários eletrônicos e arquivos para consulta futura. Em seguida, o engenheiro de custos analisa o desempenho de cada etapa e confirma se a obra concluída corresponde ao planejado.

Quando o valor real é maior do que o valor planejado de certas etapas, materiais ou serviços, o engenheiro de custos precisa reduzir o custo de outras tarefas para poder equilibrar o orçamento novamente. Além do monitoramento rigoroso de desvios, a gestão também inclui a análise dos planos financeiros e fluxos de caixa reais.

Por meio da avaliação de desempenho, dados históricos podem ser formados para auxiliar o novo orçamento, tornando-o mais próximo da situação real de cada empresa, de acordo com o ambiente organizacional.

> Mais conteúdos sobre orçamento de obras

Categorias: Orçamento

Recentes da categoria:

Recomendados para você:

Post anterior
Como fazer uma estimativa de custos eficiente na minha obra?
Próximo post
Quais os custos envolvidos em um orçamento de obras?

Mais de 1 mil gestores de obras recebem nossos conteúdos todos os meses!

Menu