Em qualquer obra, a prioridade do engenheiro é garantir que o processo seja concluído de forma eficiente, dentro dos prazos estabelecidos e sem grandes desperdícios de materiais. Garantir a rentabilidade de todas as partes envolvidas é o trabalho da Engenharia de Custos no canteiro de obras.
É por meio da Engenharia de Custos que a eficiência e otimização são garantidas em um projeto, seja de pequeno, médio ou alto padrão. Esta área não trata apenas de uma questão de custeio, mas trabalha ativamente no planejamento e execução do projeto.
A seguir, vamos falar um pouco sobre a importância da Engenharia de Custos no canteiro de obras.
Qual o papel da Engenharia de Custos?
Primeiro de tudo, o engenheiro de custos é responsável por toda a área orçamentária, de forma abrangente e completa. O profissional atua na gestão financeira dos empreendimentos, garantindo que os prazos sejam cumpridos, de modo a não desperdiçar recursos.
Além disso, a Engenharia de Custos é importante desde o início do projeto. Profissionais da área trabalham em conjunto com os demais setores para se assegurar, desde o princípio, a respeito da viabilidade técnica e financeira da obra.
Enquanto alguns profissionais analisam um estudo de viabilidade a respeito do canteiro de obras, terreno e modificações físicas, o custeio de todos os materiais, maquinário, espaços, locações e pessoal envolvido na obra é feito pelo engenheiro de custos.
Ademais, é a Engenharia de Custos que prevê todos os gastos necessários e aponta o melhor caminho a seguir, de modo a se gastar menos mantendo a qualidade necessária à obra.
Engenharia de Custos: muito além do orçamento
Muitas vezes, associamos a Engenharia de Custos apenas ao planejamento prévio do orçamento de obras.
Contudo, na realidade, é um setor que acompanhará todas as etapas do projeto, inclusive a sua execução no canteiro de obras.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), o profissional é fundamental para o desenvolvimento da obra, pois é quem promove o uso consciente de cada elemento utilizado na obra.
Trabalhando diretamente com gestores de projetos, a Engenharia de Custos inclui análises, diagnósticos e prognósticos detalhados a respeito de tudo o que envolve a obra. Ou seja, vai muito além do controle de valores.
Análise de investimentos e cronogramas
Antes da implementação de um projeto, sabemos que é necessário realizar uma análise precisa de todos os elementos da obra. Para tanto, é necessário o cálculo geral de custos com:
– Pessoal, direta ou indiretamente envolvidos com a execução da obra;
– Materiais;
– Insumos;
– Equipamentos;
– Transporte;
– E todas as taxas e seguros associados.
Segundo a Ibec, o engenheiro de custos é responsável por:
– Estimativa de gastos;
– Análise econômica;
– Elaboração de orçamento;
– Controle de mudanças;
– Análise de riscos.
Todos os fatores são importantes e não devem ser descartados. Os cálculos de BDI também são de responsabilidade do profissional de custos.
Além disso, é a engenharia de custos quem elabora o cronograma da obra. Prazos estabelecidos devem ser seguidos para a completude do projeto em tempo viável e, desta forma, evitar a elevação de custos com locação de equipamentos e horas de trabalho, por exemplo.
Acompanhamento no canteiro de obras
Conforme já mencionamos, a Engenharia de Custos está presente durante toda a duração do projeto e execução da obra.
No cotidiano do canteiro de obras, o papel da Engenharia de Custos é realizar o acompanhamento da rotina e fluxo de trabalho, atentando-se para possíveis problemas e erros que possam surgir.
O dever do engenheiro de custos no canteiro de obras é resolver esses problemas de forma rápida e eficiente, antes que se tornem mais caros ou maiores. Assim, é garantida a otimização do trabalho – sempre respeitando a saúde dos trabalhadores e normas técnicas, é claro.
Quer saber mais sobre dados e custos na Engenharia? Acesse nosso site ou entre em contato conosco via WhatsApp para esclarecer dúvidas ou solicitar um orçamento.